Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Karate



Total de visitas: 4726
Karate

O que é o Karate?

Karate é mais do que um simples desporto, é tradição, filosofia e treino físico.

Por este motivo existem mais de 40 milhões de pessoas no mundo a praticar Karate


O Karaté

Karaté ou Karate-Do é uma forma de Budo, Caminho do guerreiro). Arte marcial japonesa originaria de Okinawa, foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922. O Karaté enfatiza as técnicas de defesa (i.e. bloqueios, murros e pontapés) ao invés das técnicas de luta com projeções e imobilizações. O treino de Karaté pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kumite e Kata. Kihon é o estudo dos movimentos básicos. Kumite significa luta e pode ser executada de forma definida ou de forma livre (randori). Kata significa forma e é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas de movimentos.

Originalmente a palavra Karate era escrita com os ideogramas 唐手 (Tang e mão) se referindo a dinastia chinesa Tang ou, por extensão mão chinesa, reflectindo a influência chinesa neste estilo de luta.

O Karate é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada até Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Os nativos de Okinawa chamam este estilo de te, mão. Os estilos de karatê de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, Naha-te e Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.


O Karate Infantil ...

É cada vez mais familiar nos dojos a presença da figura dessa criança que com o seu karate-gi se entrega de corpo e alma ao lento e rigoroso processo de aprendizagem do karate-do

Podemos questionar sobre o que faz o Karate de tão atractivo aos olhos das crianças e porque tem vindo a ganhar confiança dos pais e encarregados de educação. A resposta é bastante complexa pois apresenta valor educativo, Desenvolvimento da inteligência, segurança pessoal e educação física. A criança no Karate favorece a compreensão e aceitação das normas comunitárias; promove a autodisciplina, o respeito para com os outros e para consigo mesmo acabando também por fomentar hábitos de conduta positivos para a saúde.

Como conclusão podemos dizer que o valor formativo e educativo desta arte é praticamente ilimitado, podendo e devendo acompanhar o indivíduo ao longo da sua vida.